Palavras Políticas

ESPAÇO DE EVASÃO , ONDE DEPOSITAREMOS AS NOSSAS EXPECTATIVAS E CONVICÇÕES ,TODOS SÃO BENVINDOS DESDE QUE COM RESPEITO SAIBAM EXPOR E ACEITAR ...

quinta-feira, abril 14

O poder desmedido e sem pudor

A Constituição da República Portuguesa diz no Artigo 3.º que "A soberania, una e indivisivel, reside no povo, que a exerce segundo as formas previstas na constituição " e no Artigo 10.º diz que " O povo exerce o poder político através de sufrágio universal, igual, directo, secreto e periódico, do referendo e das demais formas previstas na Constituição" .

Poderia ainda reproduzir o que diz o Artigo 13.º nos pontos 1 e 2, que se referem ao Princípio de igualdade, fica apenas dado o mote introdutório, do que me parece ser mais uma armadilha política, que têm cara séria e na verdade seriedade nenhuma .

A anunciada limitação mandatos é apenas propaganda política da pior categoria que já ví :

- Afinal são os partidos quem escolhe os candidatos para os cargos electivos e não o povo, o povo opta entre vários candidatos propostos .
- Afinal não querem impedir que voltem a ser eleitos, mas sim que tenham mais de 12 anos consecutivos, o que significa apenas umas férias de 4 anos em outro poleiro .
- Afinal quem escolhe os titulares destes cargos é o povo ou o aparelho partidário ? Se é o povo, porque razão lhe é "amputada" a decisão de manter ou não um bom ou menos bom titular de cargo de gestão público ? É este governo ou outro qualquer mais capaz de decidir que nós ?

Impõe-se uma questão :

- Afinal o que pretende o Partido Socialista com esta medida ?

Temos eleições á porta, várias eleições .

(...)

4 Comments:

  • At 7:58 da tarde, Blogger Luis Pereira said…

    Ok, aqui vamos nos.

    Se bem me lembro, existe actualmente uma limitação de mandatos, nomeadamente na eleição do PR;

    Armadilha política ? Só se for para tirar do poder os caciques aí instalados, nomeadamente o de Braga, que bem conhece. Feitas as contas, o PS fica a perder, pois tem no activo mais políticos que terão de abdicar.

    è muito fácil vir com o discurso de que são sempre os mesmos no poleiro e, quando se pretende mudar este estado de coisas cai o Carmo e a Trindade.

    Pelo que ouvi da aposição (PSD), a única preocupação é com o Dr. Alberto João Jardim. Mas será que alguem acredita que a sua manutenção no poder ao longo destes anos tem sido democrática ?

    Quanto ao Artigo 3.º da nossa constituição, refere o seguinte:
    (Soberania e legalidade)
    1.A soberania, una e indivisível, reside no povo, que a exerce segundo as formas previstas na Constituição.
    2.O Estado subordina-se à Constituição e funda-se na legalidade democrática.
    3.A validade das leis e dos demais actos do Estado, das regiões autónomas, do poder local e de quaisquer outras entidades públicas depende da sua conformidade com a Constituição.

    Pelo que ouvi, esta Lei em nada vai contra a constituição, pelo contrário, permite injectar sangue novo na nossa vida democratica.

    Pessoalmente, aplaudo esta medida.

     
  • At 9:42 da tarde, Blogger Carlos Alberto Lopes (Ka) said…

    Caro Luís,

    A política têm destas coisas, fazendo despertar em cada um de nós a cor política que perfilamos. Como consequência entendemos o que queremos nas palavras dos outros, omitindo o que de resto sabemos ser verdade, pairando no ar a dúvida sobre o que é essencial e acessório.

    Repito : Esta medida subestima o povo , e o seu poder de decisão .

    Repito e pergunto : Não são os partidos quem escolhe os titulares de cargos políticos electivos ?

    Repito e pergunto : Esta limitação permite ou não que volvidos 4 anos qualquer um possa voltar a ocupar o mesmo cargo por mais 12 ?

    È por isso que questiono : - Afinal o que pretende o Partido Socialista com esta medida ?

    Não me importa a cor política de A ou B em Braga ou na Madeira, o que me importa é se o eleitorado esclarecido e livre decide em consciência aquele que considera ser o seu candidato .

    Todos sabemos das mazelas que causa uma prolongada permanência num cargo político . É o tráfico de influência, é o "clube dos amigos", o monopólio, é ...bla,bla,bla,bla...

    Não será antes caso para apontar na direcção dos Partidos Políticos ?

    Quantos de nós sabemos como eles se organizam e gerem ?

    Onde reside de facto o poder que governa o País ?

    Meu caro : É nos Partidos !

    Eu sou povo e procuro fazer a diferença,divulgando os meus ideais que pretendem devolver de facto o poder ao POVO .

     
  • At 11:23 da manhã, Blogger Luis Pereira said…

    Não é a cor política que me move, não estou filiado em nenhum partido, não pactuo com as suas formas de actuação, alteradas conforme os interesses momentâneos.

    Tenho os meus ideiais, que podem coincidir ou não com certas tomadas de posição de partidos, o que acontece neste caso.

    A este propósito, recordo que foi o PSD o primeiro partido Portugês a falar em limitação de mandatos.

    Quanto ao último parágrafo do texto, mais parece um manifesto do MFA. Reminiscências do SMO ?

    Um abração.

     
  • At 7:12 da tarde, Blogger Carlos Alberto Lopes (Ka) said…

    Eu não sou sócio do benfica, mas dizem que sou benfiquista ...aliás sou eu que o digo !

    Eu não sou contra a limitação de mandatos, pelo contrário . Mas certamente já compreendeste que o que nos está a ser proposto é indecoroso . Limitação de quê ?

    Na militância política mas não me amarram as ideologias a livre expressão e opinião pessoal . Posso "erráticamente" percorrer o caminho em companhias que não sejam as mais indicadas, mas a vida é feita de escolhas, e por ora é este o caminho que percorro !

     

Enviar um comentário

<< Home